quarta-feira, 8 de junho de 2016

O que é Ansiedade?



Ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa.
O quadro de ansiedade vem acompanhado por sintomas de tensão, em que o foco de perigo antecipado pode ser interno ou externo.
Considerada, até certo ponto, uma reação natural do ser humano, útil para se adaptar e reagir perante situações de medo ou expectativa​, a ansiedade torna-se patológica quando atinge um valor extremo, com carácter sistemático e generalizado, em que começa a interferir com o funcionamento saudável da vida do indivíduo.
As causas mais comuns de ansiedade patológica são:
Hipertiroidismo;
Ansiedade generalizada;
Crises de pânico;
Fobias;
Perturbação obsessivo-compulsiva;
Síndrome de pós stress traumático;
Depressão;
Psicoses;
Perturbação maníaco-depressiva.

        Tipos de Ansiedade

  • Ansiedade Generalizada: Preocupação excessiva e irrealista perante situações rotineiras da vida, como emprego, saúde e pequenos problemas do cotidiano;
  • Fobias: Medo excessivo e irracional perante um objecto ou situação;
  • Perturbação de Pânico: Ataques de pânico repetidos sem causa aparente;
  • Perturbação Obsessivo-Compulsiva: Presença de ideias, pensamentos, impulsividade ou imagens, considerados invasivos e inapropriados e que provocam ansiedade, mas a pessoa sente-se incapaz de controlar;
  • Síndrome de Pós-Stress Traumático: Aparecimento de um conjunto de sintomas característicos após um acontecimento extremamente estressante e traumático.
A ansiedade é provocada por acontecimentos externos e conflitos internos, ou seja, de natureza biológica e psicológica, não havendo assim um único fator desencadeante de ansiedade.​ 
O tratamento da ansiedade deve associar em alguns casos extremos o uso de medicamentos psicotrópicos juntamente com a psicoterapia, de forma a tratar a sua causa biológica e promover a resolução dos conflitos psicológicos que podem estar na sua origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário